domingo, 31 de dezembro de 2017


Entrevista com 
Raquel Rasinhas do Nascimento (R. Ras)
Blog: Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens de se publicar pela forma que escolheu?
Raquel: Já publiquei em físico e online (Wattpad e Amazon). A minha experiência com editora não foi das melhores, na verdade foi um pesadelo, mas serviu para que eu aprendesse muito sobre o mundo literário como um negócio e não apenas como um sonho. O bom da publicação online, principalmente pelo wattpad, é ter o contato direto com seu leitor e o feedback instantâneo do que ele está achando do seu livro, mas o grande problema que ainda temos é a pirataria nesse meio.

Blog: Qual o seu conselho para as pessoas que querem lançar um livro?
Raquel: Primeiro de tudo saiba se está preparado para o que está por vir. Você vai ouvir elogios e também críticas, muitas delas construtivas e outras unicamente para tentar te derrubar e desmotivas, saiba lidar com todas e absorver apenas aquilo que vai te ajudar a crescer como escritor. Segundo estude muito, muito mesmo, o tempo todo. Tanto para o seu livro quanto para conhecimento pessoal ou para escrever melhor, estude sempre.

Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Raquel: Infelizmente ainda somos um dos países que menos lê no mundo, o que é uma pena. Muitos vão dizer que a culpa é dos livros serem muito caros ou não acesso a isso ou aquilo, mas eu acredito que vem de casa. Se você não ensinar seus filhos, sobrinhos, netos, o que for, a amarem a literatura eles nunca vão criar um real interesse em pegar um livro por conta própria e começar. Existem exceções, mas são raras.


Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
Raquel: Primeiro não apontar o dedo para o outro. Vejo muitos autores criticando, julgando e mal falando outros autores nas redes sociais. Para que? Somos todos colegas de profissão, somos todos pessoas que amam a literatura então não entendo esses autores que brigam e quarem passar por cima dos outros se achando melhores, essa atitude só mostra que não podemos ser levados a sério, já que não sabemos como coexistir e crescer juntos.
Para a nossa literatura ser mais valorizada temos de nos valorizar, como profissionais e como pessoas.


Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Raquel: Divulgo nas redes sociais, crio banners diferentes que chamem a atenção do leitor e agucem a curiosidade dele. E claro o famoso e infalível boca a boca. Ter meu livro indicado de leitor para leitor é a propaganda mais efetiva que já tive e tudo o que fiz foi escrever algo que eu amo com qualidade para que os leitores ficassem felizes.

Blog: Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Raquel: Comecei por diversão, queria me desafiar a escrever algo que eu queria muito ler, mas não achava em lugar nenhum. Assim nasceu meu primeiro livro. Na época eu nunca pensei em seguir carreira, fazia faculdade e estava focada em trabalhar na minha área, mas o amor pelas palavras foi crescendo e eu perdi o controle dele kkkk.

Blog: Quando olha para trás sua maior satisfação é poder dizer...
Raquel: Eu escrevi isso. Eu fiz esse livro do zero e agora ele está completo.


Blog: Qual a função social da literatura?
Raquel: A literatura não tem uma função social. A literatura é a literatura, dar uma responsabilidades dessas a algo que deve ser divertido demanda que nós autores temos a obrigação de escrever sobre determinados temas e não sobre algo que amamos. Um exemplo, se eu pensar que tenho de colocar no meu livro de fantasia um assunto pesado e polêmico, explicar que isso é errado e como realmente devemos tratar determinado assunto, se eu não for muito bom escrevendo vou perder completamente o gênero do meu livro, que é de fantasia.
Devemos falar desses assuntos polêmicos e socialmente corretos? Não vejo problema nenhum nisso, mas não podemos jogar nas costas da literatura uma responsabilidade social que não cabe a ela ensinar ou explicar.

Blog: A internet influencia na carreira do escritor?
Raquel: Acredito que dependa muito do escritor. Conheço vários autores que não postar na internet seus originais, mas os enviam para editoras da maneira tradicional em busca de uma chance. A internet ajuda muito a sermos lidos e alcançar pessoas do mundo inteiro, é uma tremenda ajuda, mas nem todos os autores pensam assim.

Blog: Uma frase que te define?
Raquel: Menina sorriso kkk

Blog: Se pudesse voltar no tempo, mudaria alguma coisa?
Raquel: Absolutamente nada. Tudo o que passei de bom e de ruim serviu para que crescesse e me tornasse quem sou.

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Raquel: Não mandem cartas com ameaças de morte para o seu autor favorito se ele matar o personagem que você ama kkkkkk (brincadeira)
Aos meus leitores eu só tenho a agradecer todo o carinho, apoio e puxões que me dão, se não fossem por vocês eu nunca estaria onde estou agora, obrigada.
Para você que segue o blog e está lendo essa entrevista... Obrigada! Obrigada por amarem a literatura, obrigada por apoiarem os autores nacionais e muito obrigada por existirem ^^


Siga a autora:
Facebook, clique aqui
Instagram, clique aqui
Página no facebook, clique aqui
Perfil no Amazon, aqui
Perfil no Wattpad, aqui 
Site da autora, clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário