quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

"A leitura abre as janelas do entendimento e desperta do sono a sabedoria"(Rafael Mendes de Oliveira)

ENTREVISTA COM GABRIEL ZANATA
Blog: Publicou o livro de forma física ou online? Quais as vantagens e desvantagens?
Gabriel: Publiquei meus livros nos dois formatos, físico e online. O formato online tem mais saída e preferência pelos leitores. A vantagem do livro físico é conhecer seu leitor pessoalmente e a desvantagem é poder atender a todos de uma vez. Online tem a vantagem de divulgação e poder atender vários lugares e estados. A desvantagem é não conhecer seu público pessoalmente.

Blog: Qual o seu conselho para a pessoas que querem lançar um livro?
Gabriel: Meu conselho é seguir sempre em frente sem desistir, vão surgir barreiras e comentários desanimadores, até condições, mas nunca desista daquilo que te dê prazer.

Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Gabriel: A literatura no Brasil ainda tem chance, está melhorando, tem mais pessoas lendo e escrevendo, mas as editoras e livrarias deveriam maneirar um pouco nos valores, assim ganha mais público.

Blog: O que é preciso para que a literatura nacional seja mais valorizada?
Gabriel: Acho que para valorizar mais o que é nosso devemos ter mais acesso - tanto na mídia como em nós mesmos - temos uma cultura péssima de achar que o que vem de fora vale mais do que o nosso. Temos ótimos escritores de níveis incríveis que deveriam ser valorizados tanto pela mídia como leitores. Dê uma chance, que algo muito interessante vai aparecer. E nada de americanizar nomes brasileiros - José não é Joseph e Paulo não é Paul.

Blog: Como faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Gabriel: Isso é algo que eu tenho dificuldade... tanto no jornal de minha cidade, blogs, meu perfil, amigos, onde tem gente tô divulgando. A melhor forma é ir atrás rs.
Blog: Quando começou a escrever, já fazia planos de seguir carreira?
Gabriel: Comecei em 2012 com a ideia de por no papel as estórias e contos que surgiram em minha cabeça, e agora me interesso mais em fazer as pessoas lerem, não me interesso em ficar rico, mas se der para viver fazendo o que gosto é o que me importa.

Blog: Quando olha para trás sua maior satisfação é poder dizer...
Gabriel: Dizer que tenho livros divulgados e textos lidos, nem que o texto tenha somente uma visualização.

Blog: Qual a função social da literatura?
Gabriel: A literatura é um instrumento que faz todo mundo abrir a cabeça e ver as coisas como elas realmente são, sua parte social é educar e armar a pessoa com sua própria opinião.

Blog: A internet influencia na carreira do escritor?
Gabriel: Com certeza. Nos ajuda a conhecer outros autores, leitores, acompanhar o dia a dia do mundo inteiro, nos proporcionando novas idéias.
  
Blog: Uma frase que te define:
Gabriel: O importante é ser feliz e nada mais (Raul Seixas)

Blog: Se pudesse voltar no tempo, mudaria alguma coisa?
Gabriel: Não mudaria nada, eu faria tudo novamente com os mesmos erros e acertos.

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Gabriel: A leitura é algo mágico, te liberta das armadilhas e abre as portas para um novo mundo. Leia e divulgue. Melhor do que ler é conhecer alguém para compartilhar. Obrigado a todos.

Contato/links do escritor Gabriel Zanata:
Página no Facebook, clique aqui
Blog, clique aqui e aqui
Clube de autores, clique aqui
Perfil no Amazon, clique aqui
Saraiva, clique aqui

Um comentário:

  1. Sábias palavras do nosso amigo e escritor talentoso Gabriel, parabéns pelos livros e pela consciência social e cultural!

    ResponderExcluir