sábado, 18 de novembro de 2017

Olá, pessoal! 
Com vocês: Valdeci Santana


Blog: Qual a sua maior alegria e a maior dificuldade no mundo literário?
Valdeci: A maior alegria é, sem dúvida, poder viajar e, mais do que isso, proporcionar viagem através das palavras. Sem contar, o orgulho de poder fecundar, dar luz a uma reflexão ou filosofia. A maior dificuldade é, obviamente, o desinteresse pela literatura, por parte da população e, o interesse do Estado em mantê-los assim.

Blog: Sobre o que gosta de escrever? De onde tira a inspiração para suas histórias?
Valdeci: Gosto de escrever sobre acontecimentos verídicos. Utilizo fatos reais como pano de fundo para as reflexões e analogias que proponho. A inspiração, pelo menos comigo, fosse às projeções que muitas vezes se pinta. Nasce, mesmo em momentos conflitantes, no trânsito, um diálogo paralelo na fila de um banco. Creio que inspiração é sucessão. É você está em atividade frequente em algo. Seu cérebro vai apontando novas vertentes.

Blog: Quando começou a escrever, já pensava em seguir carreira?
Valdeci: Na verdade, sempre escrevi. Mesmo sem saber o que de fato colocava no papel rsrsrsr! Quando finalmente descobri onde realmente se encaixava os textos que eu produzia, decidi me embrenhar de vez na carreira literária.

Blog: Como se vê daqui a 10/15 anos?
Valdeci: Honestamente, esta seja, talvez, a pergunta mais difícil de todas. Simplesmente porque, consigo visualizar, projetar os próximos 10/ 15 anos de meus filhos, por exemplo, mas, nunca me introduzi neste cenário. Creio que ficarei um pouco mais ranzinza rsrsrsr! Mais calejado na carreira de escritor, coisa do tipo. Mas, tudo é processo, e processo tem que ser natural.

Blog: Como você faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
Valdeci: Ainda acredito muito no boca a boca. Eu, por exemplo, quando leio um livro bacana, indico-o pelo menos a outros 5 amigos que, certamente, passarão à frente e alimentarão esta corrente. Mas, a internet é hoje o melhor cartaz para se expor qualquer trabalho. Blogs que possuem espaços como este, que faz esta aproximação de escritor/ leitor, alimenta muito esta divulgação.

Blog: Uma frase que te define?
Valdeci: O pior pecado é passar por esta terra sem plantar nada.

Blog: Como vê a literatura no Brasil?
Valdeci: Entristece quando ouço que brasileiro não lê. Na verdade, conheço mais gente que não passa um dia sem ler, do que quem ignora livros. O grande problema é que somente é divulgado o lado negativo, como tudo em nosso país. Se ficarmos repetindo a uma criança que o mundo ao seu redor não dá a mínima importância para a leitura, ela certamente pensará: “Por que eu seria diferente?” Ninguém quer ser um estranho no ninho. Então, temos que disseminarmos as boas práticas, para contagiar pelo lado positivo.

Blog: O que é preciso para que a literatura no Brasil seja mais valorizada?
Valdeci: Basicamente incentivo. Por parte do governo e, principalmente nos lares. Tem que se abolir a patética argumentação de que “Não tenho tempo para ler”. Ora! Tempo é prioridade, então, se você diz que não tem tempo para ler, esta afirmando que esta atividade não é fundamental em sua vida. Ou seja. Está apertando um gatilho contra sua própria têmpora.

Blog: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog:
Valdeci: Só tenho a agradecer meus leitores, que procuram por meus trabalhos, que comparecem em peso aos meus lançamentos, que seguem meus artigos. Meu muito obrigado. E, a você que não conhece meu trabalho; procurem nas plataformas da internet, como clube dos autores, livraria virtual, editora multifoco e outros tantos pontos. Com os títulos: As Palavras e o homem de Bigode quadrado –Romance sobre segunda guerra mundial – Dia vermelho –Romance sobre a vida das mulheres no Afeganistão- A Prima Rosa –Romance que se passa no Brasil século 19. Obrigado a todos.


Facebook do Valdeci: Clique aqui
Clube de Autores: Clique aqui
Livraria virtual: Clique aqui e aqui
Editora multifoco: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário