sábado, 11 de novembro de 2017


Olá, pessoal!!! Com vocês: Marcelo Morales - 
Compositor e escritor que atua no ramo da 
música instrumental e erudita!



Vamos a entrevista!

Blog: De onde surgi motivação para escrever seus livros? E como surge suas idéias para formação da história?
Marcelo: Surgi na adolescência, tinha vontade de escrever, e escrever livros, mas não sabia exatamente o que. As emoções diárias, e a minha vontade de opinar, é o que faz surgir as histórias.

Blog: Quando você percebeu seu dom para escrever? E seu dom para a música?
Marcelo: Desde criança fui estimulado a ler e a tocar, tive vários instrumentos de brinquedo, e muitos livros infantis. Quando estava no primeiro ano do Ensino Médio, ganhei o concurso de Contos da Escola Ivani Maria Paes, de Barueri, promovido pelo Mestre Egydio da Costa.

Blog: Quando publicou seu primeiro livro? Qual o título dele?
Marcelo: O primeiro livro publicado foi Poesias de Marcelo Torca, publicado pelo Clube de Autores em 25 de dezembro de 2011 (link para compra do livro, clique aqui)


Blog: Além do seu nome, você também usa pseudônimos. Marcelo Torca, Nhô Celo, Morales, Mamo Cato. Como foi feita a escolha desses nomes e por que usar pseudônimo?
Marcelo: Uso pseudônimo por causa de Fernando Pessoa. Quando o descobri nas aulas de português, no primeiro ano do Ensino Médio, gostei muito dessa ideia. O Nho Celo era a minha avó Maria José Nogueira Morales que me chamava, Mamo Cato é uma abreviação do meu nome, Morales devido a identificação latino-americana, e Marcelo Torca, foi uma tentativa de esconder o meu sobrenome.

Blog: Em que turno do dia prefere escrever? Escreve a mão ou usa computador?
Marcelo: Quanto eu tenho tempo, um pouco de manhã, à tarde e à noite. A maioria das vezes uso o computador.


Blog: Quais os projetos para o futuro?
Marcelo: Escrever uma ópera. Já tenho o texto, os passos seguintes são: criar a melodia para os textos e depois orquestrar.

Blog: Qual sua maior dificuldade como escritor? E como músico?
Marcelo: A maior dificuldade é encontrar o lugar certo para me desenvolver como tal. Mas hoje, posso dizer que já encontrei.

Blog: Uma frase que te define:
Marcelo: A música e a literatura transformas a alma humana.

Blog: Qual a sua fonte de inspiração?
Marcelo: A vida ao meu redor, a vontade de opinar sobre tudo.

Blog: Se você pudesse voltar no tempo, mudaria alguma coisa?
Marcelo: Viagens no tempo são arriscadas, pode-se achar necessário mudar algo, mas se isso acontecer, a aprendizagem acontecida, perderá, e o mais importante é o aprender em cada situação, hora ganhamos, hora perdemos, o que vale é o conjunto da obra ser positivo.


Blog: Como você divulga o seu trabalho?
Marcelo: Clube de Autores, CD Baby, que divulgam para o mundo todo. Também tem as redes sociais, o meu portal oficial, Free Scores, Musica Neo. No portal oficial (clique aqui), sou procurado pelas escolas e alunos.

Blog: Onde comprar seus livros?
Marcelo: Pelo Clube de Autores, clicando aqui.

Blog: Deixe um recado para o seu público e seguidores do blog:
Marcelo: Agradeço a todos que apreciarem de alguma forma a minha obra, como artista e como professor. E espero estar junto para construir uma sociedade mais fraterna e humana. Agradeço a Gabriella Gasparoni pelo espaço, pela oportunidade de expressar algo, espero te ver no FIMT 2018, que acontece na primeira sexta de julho. O próximo acontecerá em 6 de julho de 2018.  


Vou deixar aqui os links do Marcelo Morales:
Livros no Clube de Autores: Clique aqui
Portal oficial: Clique aqui
Canal no Youtube: Clique aqui 
CD Baby: Clique aqui
Informações sobre o FIMT 2018, clique aqui e aqui

Um comentário: