sexta-feira, 6 de outubro de 2017


Olá, pessoal! A entrevista de hoje é
com o poeta Júlio Cesar Mauro (livro Evoé)


Júlio Cesar nasceu em Paranaguá PR e mora há um ano em Jundiaí SP.


Blog: Qual a sua maior alegria e a maior dificuldade no mundo literário?
J.C.M.: A minha maior alegria foi ver as palavras impressas dos meus poemas, quando da publicação do "Evoé". Me deu o prazer de um sonho realizado e a sensação de dever cumprido... A maior dificuldade, que, não só eu, mas de todos os escritores que militam no mundo da literatura, é o pouco incentivo e a menor divulgação pela "mass midia" de seus trabalhos.

Blog: Como descobriu seu gosto pela leitura?
J.C.M.: Eu sou leitor desde sempre! Logo que me alfabetizei... Sempre tive gosto pela leitura... Leio de tudo! Desde bulas de remédio até livros técnicos.... Lembro-me quando ainda menino minha mãe me mandava ir no açougue comprar carne (tão rara em nossa mesa!)e o açougueiro embrulhava o nosso almoço em papel de jornal, quando chegava em casa eu desembrulhava e lia avidamente as notícias e tudo o que caía em minhas mãos!

Blog: Sobre o que gosta de escrever? De onde tira a inspiração?
J.C.M.: Comecei a escrever meio que por acaso, aos dezesseis, dezessete anos, quando escrevi cartas para meus irmãos e amigos distantes. A inspiração é como uma lufada de vento... De onde ela vem não faço a menor ideia... Só sei que já acordo feliz e disposto. As palavras me perseguem, sou um sujeito de ótimo astral... Já acordo cantando, e os versos muitas vezes veem prontos em minha cabeça, daí é só transcrever para o papel...

Blog: Quando começou a escrever, já pensava em seguir carreira?
J.C.M.: Sim... Confesso que já tinha essa ambição!

BLOG: Como você faz para divulgar o livro? Qual a melhor forma?
J.C.M.: Eu simplesmente divulgo nas redes sociais (Facebook, Instagram, etc)

BLOG: Como foi feita a seleção dos poemas para o livro?
J.C.M.: Procurei escolher os poemas com temas diferentes... Acredito que a originalidade de cada escrito se dá quando ele escreve sobre temas diversos... Assim, o "Evoé" contém elegias à minha mãe, casos contados como o poema "O corvo" e até poema com uma conotação erótica...

BLOG: Uma frase que te define?
J.C.M.: "Eu sou o Senhor do meu Castelo e a ponte levadiça sempre estará abaixada para aqueles que quiserem o meu Reino visitar...!"

BLOG: Como vê a literatura no Brasil?
J.C.M.: Infelizmente é ainda pouco divulgada, pois somos um país de alfabetizados funcionais e cidadãos semi-letrados por culpa de uma política educacional perversa, sinistra e pra lá de mafiosa.

BLOG: O que é preciso para que a literatura no Brasil seja mais valorizada?
J.C.M.: Deveria começar a ser mais difundida. Infelizmente um livro no Brasil custa caro e ainda é considerado um artigo de luxo, mas sou otimista! Esse panorama deve mudar se cada um (Pais, professores, alunos, governo) fizer a sua parte.

BLOG: Deixe um recado para seus leitores e seguidores do blog.
J.C.M.: Que acreditem em seus sonhos, por mais quiméricos possam parecer... Sonhem sempre! Sempre sonhei em me tornar um escritor. Levei 57 anos para ver meu sonho realizado e consegui! Sonhar não custa nada e nunca é em vão! Um abraço!


Para mais informações sobre o livro Evoé, entre em contato com o Julio Cesar Mauro pelo facebook, clicando aqui
Email: julio.mauro@hotmail.com
Whatsapp: (11)97029-1935

17 comentários:

  1. Parabéns meu lindo,que Deus continue abençoado sempre a sua vida! Amei as suas palavras, beijos da sua fã Analia V Batista

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!
    Realização merecida.


    ResponderExcluir
  3. Parabéns querido poeta pela bela e emocionante entrevista! Admiração sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz pelo seu comentário querida poetisa!

      Excluir
  4. Parabéns ao Julio Cesar Mauro que conseguiu realizar o sonho que muitos nao conseguem, ter seus poemas publicados em livro!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Julio Cesar Mauro. Teu sonho foi realizado na publicação do EVOÉ. Espero que venham muitos outros livros pela tua qualidade da escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita e a leitura nos engrandecem, nos ensinam, nos enlevam...suas poesias chegam à todos agora em seu livro....pbens por isso... obrigado por isso...bjo ..sempre com carinho..Sol

      Excluir
  6. Parabéns pelo sucesso do livro. Um poeta que reflete seus sentimentos em palavras. Estou adorando a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado querida amiga... Muito me honra o seu comentário!

      Excluir
  7. Parabéns querido! Bela entrevista! Beijos

    ResponderExcluir